Declaramos que a época natalícia se encontra aberta! E com ela chegam os dramas de planeamento e preparação da árvore, das decorações, das refeições, de estadias de familiares distantes e das prendas para oferecer. Se há coisa que aprendemos ano após ano é que temos de nos antecipar e planear já com antecedência o plano de festas. Por isso, aproveite estas sugestões para que possa desfrutar ao máximo este Natal com aqueles que mais ama.

Preencher o Calendário

Das primeiras coisas que deve fazer é agendar os preparativos e as datas dos eventos que vai ter. Isto porque a altura do Natal implica também jantares de empresas, jantares entre amigos e jantares com familiares distantes. Com isso, deve por de parte o tempo para fazer as compras de Natal e para montar a árvore e as restantes decorações. Esta é também a fase perfeita para começar a contactar os familiares para perceber em casa de quem é que se vai realizar o jantar de Natal. Se for na sua, não se esqueça de planear um momento para fazer a limpeza da sua casa.

Montar a árvore de Natal

Montar a árvore de Natal deve ser uma atividade de família que incentiva a cooperação e fortalece os laços familiares. Muitas famílias optam por montar a árvore a 1 de dezembro, mas nada impede de o fazer mais cedo. Há quem monte a árvore a 1 de novembro, também um feriado. Para muitas pessoas, a proximidade de festividades como esta têm um impacto psicológico muito positivo que inclui maior felicidade no dia-a-dia e mais motivação a nível pessoal e profissional. Para além disso, já foram publicados estudos científicos que alegam que famílias que montam a árvore de Natal mais cedo são mais felizes!

Preparar a ementa

Um dos grandes prazeres do Natal está nas refeições compartilhadas. Para evitar o caos culinário, crie um menu detalhado com pratos que possam ser preparados antecipadamente. Considere a diversidade de gostos e necessidades alimentares dos convidados. Se tem a tradição de uma receita especial de família, este é o momento perfeito para compartilhá-la. Importante: se alguém oferecer ajuda, diga que sim. Como já indicado, este é um momento de fortalecimento de relações entre pessoas.

Antecipar a compra dos presentes

A troca de prendas é um dos pontos altos do Natal, por isso vamos pensar em compras. Novembro apresenta uma oportunidade única de poupança com os descontos “Black Friday”. Mas a nossa sugestão é outra, e fica para o futuro e para qualquer ocasião. Sabemos que por vezes é difícil pensar numa prenda para oferecer a alguém, por isso, quando estiver com os seus familiares ou amigos, preste atenção aos palpites que vai recebendo quanto a prendas. Com isto, vá guardando um ficheiro no seu telemóvel com todas as sugestões que for recebendo. Esta lista serve para prendas de aniversário também, ou de outra natureza se quiserem. Pode também ir fazendo as compras ao longo do ano (desde que as esconda devidamente).

Pensar financeiramente

Por fim, e talvez dos aspetos mais críticos, crie orçamentos para o Natal. Apesar do subsídio de Natal resultar num certo alívio financeiro, devemos manter-nos atentos às nossas contas para garantir que o alívio não se transforma em relaxamento e desatenção que podem ter resultados desastrosos para a nossa saúde financeira. Analise as suas finanças e seja realista com os gastos que pretende fazer. Se conseguir poupar para si, já é mais uma prendinha de Natal.

Estamos prontos para receber o Natal com muito sucesso e muita partilha. Ao longo das próximas semanas, as nossas casas vão receber as suas decorações e árvores, bem como as nossas agências Veigas, para celebrar este momento tão tenro e esperado do ano. Desejamo-vos o melhor que esta época tem para oferecer.