Sendo, sem dúvida, um grande investimento, o momento certo para comprar casa difere de pessoa para pessoa, das circunstâncias pessoais, profissionais e financeiras de cada um.
Existe um conjunto de fatores que devem ser ponderados para ajudar a dar (ou não) o passo, e é sobre eles que vamos refletir hoje:
– Em primeiro lugar, a escolha do momento para o fazer idealmente deve coincidir com a altura em que já se possui uma situação profissional mais ou menos estável.
Até lá, arrendar pode ser a solução (temporariamente) mais acertada, permitindo poupar para consolidar a sua reserva financeira, de modo a garantir que dispõe de uma boa entrada inicial.
O arrendamento com opção de comprar pode ser uma boa estratégia, permitindo-lhe arrendar a casa que pretende adquirir, por um período definido, e, se assim o desejar, apenas comprar quando o prazo terminar.
– É fundamental analisar criteriosamente o orçamento mensal, contrapondo todas as despesas face aos rendimentos, para obter uma real perceção da sua capacidade financeira para suportar um empréstimo à habitação.
– Os bancos (muito) dificilmente emprestam a totalidade do valor a pagar pela aquisição do imóvel e há ainda que considerar todos os custos associados.
Assim, a disponibilidade de capitais próprios para fazer face aos montantes entregues na assinatura do contrato-promessa de compra e venda, por exemplo, e para liquidar a entrada inicial, é também um aspeto-chave.
Um historial de crédito limpo, sem dívidas ou referências de atrasos de pagamento, é determinante para a aprovação do financiamento para comprar casa em condições favoráveis.
– A definição do local onde investir é um fator significativo.
Prefere uma envolvente calma ou privilegia a agitação citadina e a proximidade ao comércio, serviços, etc…? A casa está numa zona onde se prevê valorização? Qual a finalidade da compra? Habitação permanente, férias ou para arrendar? Que tipo de características deve ter o imóvel? Garagem, piscina, varanda, aquecimento central, ar condicionado, churrasqueira, terraço, etc.? Imóvel novo e pronto a habitar ou usado para remodelar?
Pondere todas as opções de modo a garantir que vai escolher a sua casa ideal.
– Outra grande questão é a de assegurar que se consegue o melhor financiamento para a compra de casa (caso o recurso ao crédito seja uma necessidade).
É importante selecionar o Banco que oferece as melhores condições e analisar atentamente as propostas que lhe são apresentadas.
Desde logo, definir o prazo de reembolso do empréstimo e o montante, tendo em conta a taxa de esforço e o facto de que os bancos não emprestam a totalidade.
Faça várias simulações, compare-as e negoceie com as instituições financeiras.
E claro, se precisar de uma ajuda profissional, os colaboradores Veigas terão todo o gosto em poder ajudar, nesta e em qualquer etapa que envolve a compra de uma casa.
Contacte-nos! Sem qualquer compromisso!
Veigas – Relações Fortes!
www.veigas.eu | www.relacoesfortes.com