Comprar uma casa em planta

Comprar uma casa em planta é, cada vez mais, uma tendência atual no mercado imobiliário.

O número de casas em construção tem vindo a aumentar e, a possibilidade de pagar um preço inferior ao do mercado, revela-se atrativo para os compradores.

Mas esta modalidade acarreta mais vantagens ou riscos?

As vantagens de comprar uma casa em planta são várias:

– Não precisa de remodelações ou reparações: quando adquire um imóvel já construído este nem sempre é novo, muitas vezes precisa de pequenos restauros, ou modernizações. Estas alterações representam um custo extra, frequentemente problemáticos para o orçamento familiar;

-O preço: uma vez que o imóvel ainda não está concluído, o custo de aquisição poderá ser inferior, ou o preço pode ainda não estar totalmente definido, o que aumenta o poder negocial do comprador;

-Possibilidade de personalização: quando a casa está ainda em planta, é normal haver a possibilidade de escolher características como a disposição das divisões, o tipo de pavimento, ou a disposição dos armários da cozinha.

Mediante algumas condicionantes, podem ser feitas alterações ao projeto para o adaptar às suas necessidades e/ou preferências;

-Se for dos primeiros compradores é possível que consiga optar por um imóvel com uma melhor exposição solar ou uma paisagem mais agradável.

Como em todos os negócios, este também acarreta riscos.

– Caso o prazo final da construção não seja cumprido, terá de encontrar uma alternativa para viver até ao término das obras;

– Risco de falência da empresa de construção, este risco acentua-se em fase de crise financeira. Nesta situação, uma administração de insolvências ficará responsável por tratar do processo e não há garantias que possa reaver a totalidade do dinheiro que investiu.

O comprador está protegido por lei, apenas se já morar no imóvel quando decorram ainda os acabamentos da construção.

O processo de compra

O processo de compra divide-se em 3 fases:

– A reserva: pagamento de um sinal que garante a reserva do imóvel.

– O contrato: Neste documento deve constar a agenda das obras e os prazos de pagamento. Efetua-se o pagamento de uma percentagem do valor total da casa.

– Os restantes pagamentos são feitos de forma faseada consoante o avanço da obra.

Processo de financiamento

A questão do financiamento pode ser uma dificuldade extra já que, no mercado, as soluções disponíveis são escassas.

No entanto, há entidades bancárias com a opção de compra de casa em planta com o adiantamento incluído no financiamento.

Consulte um profissional experiente para o aconselhar.

Tal como todos os negócios, também este acarreta alguns riscos sendo, por isso, fundamental deliberar cada situação.

Consultar um agente imobiliário conhecedor do mercado, diminuirá os riscos de se comprometer com uma empresa de construção que não cumpre prazos ou que, em última instância, que não finalize a obra.

A Veigas é uma marca 100% portuguesa que existe com o objetivo de ajudá-lo a tomar decisões certas em cada fase.

Contacte a agência Veigas mais perto de si e esclareça todas as suas questões relativas ao processo de compra e venda de imóveis.

Confie em nós para estar ao seu lado!

Veigas – RELAÇÕES FORTES
www.veigas.eu | www.relacoesfortes.com