Vem aí uma nova adição à sua família, uma criança para encher a sua vida de alegria e amor. Já está quase tudo pronto para receber o novo membro em casa, no entanto os cantos pontiagudos das mesas ainda estão ao descoberto e as gavetas da cozinha abrem com o menor esforço.

Quer tenha já começado ou esteja a adiar esta importante preparação, siga a nossa lista de conselhos menos comuns para ter a certeza que se encontra tudo em ordem para receber o novo membro na família.

Dicas para preparar a casa

1. Controle os seus progressos com uma lista

Comece por criar uma lista com todas as divisões da sua casa. Depois, à medida que passa por cada divisão, escreva por baixo dela todos os elementos de segurança que precisa.

Esta lista tem a dupla funcionalidade de lista de compras e lista de implementação. Para aqueles que são mais tecnologicamente dotados, sugerimos usar um documento editável numa cloud.

2. Gatinhe pela sua casa e deite-se de costas em todas as divisões, como fará o novo membro

Para além das habituais proteções dos cantos pontiagudos, tomadas de eletricidade e gavetas e portas de armários e cómodas, é importante que veja a sua casa do ponto de vista de um bebé curioso. Preste atenção a objetos pesados colocados em zonas altas. Por menor que seja a probabilidade de queda, melhor prevenir do que remediar.

Não esquecer que lençóis ou adornos de mesa que estejam a pender podem ser facilmente puxados, trazendo qualquer coisa que tenham em cima para baixo com eles.

3. Prepare-se para um tremor de terra

Armários e estantes costumam vir com peças para serem aparafusados às paredes. Embora a ideia será prevenir a queda do móvel em caso de tremor de terra, um empurrão mais forte poderá resultar na mesma consequência. Pode pensar que uma criança não tem força suficiente para que isso aconteça, mas com a ajuda de certos brinquedos tudo é possível.

4. As chaves são o seu melhor amigo e do novo membro lá de casa

Tranque as divisões mais perigosas, como é o caso da casa de banho. É bem sabido que uma pequena profundidade de água é suficiente para perigo de afogamento com crianças pequenas. Por isso, tranque as portas e procure soluções para desativar trancar pelo interior para que, se a sua criança conseguir retirar a chave, nunca estará em perigo de se trancar na divisão. Independentemente, deve equipar as casas de banho com todas as outras medidas de segurança.

5. Desfaça-se de cordas, fitas, cabos e objetos pequenos

Cortinas de cordas, cortinas de fitas, cordas usadas para agarrar cortinas, cordas de estores, cabos elétricos: dá para meter à volta do pescoço? Então tem de ser removido.

Se um objeto consegue passar por dentro de um rolo de papel higiénico, é demasiado pequeno e pode apresentar perigo de sufoco e não pode ser deixado ao alcance do seu bebé.

Já conhecia estas dicas para receber o novo membro na família? Que outras dicas incomuns aconselha a futuros pais? E se está à procura da casa ideal para formar a sua família, contacte um dos nossos profissionais na agência Veigas mais próxima de si!