O salitre é um problema comum em paredes. Se não for devidamente tratado, pode deteriorar a parede, tornando-a frágil e vulnerável a infiltrações, apresentando um potencial perigo à estrutura da sua casa ou do seu prédio. Por isso, é importante saber identificar o problema, saber prevenir e conhecer as soluções de tratamento que estão ao seu dispor.

1. Identificação do problema

O primeiro sinal deste problema é a aparência de manchas brancas ou escuras na parede. Estas manchas podem ser pequenas ou cobrir grandes áreas, dependendo da gravidade do problema, e podem surgir em paredes interiores e exteriores.

Pode haver um odor a mofo na zona afetada. No entanto, é de referir que o salitre é diferente do bolor e do mofo. Embora todos estes problemas estejam associados à humidade, o salitre é causado pela presença de sais minerais na parede, enquanto o bolor e o mofo são causados pela presença de fungos. Fique a saber a diferença e como tratar da humidade.

2. Prevenção do salitre

Deve verificar todas as paredes da casa regularmente, especialmente aquelas que têm contacto direto com o solo ou com zonas húmidas, como a casa de banho ou a cozinha, já que o salitre se desenvolve normalmente em zona de humidade elevada.

Medidas para prevenir o seu aparecimento nas paredes:

  • Garantir uma boa ventilação! Certifique-se de que as janelas e portas estão abertas com frequência, especialmente em divisões que acumulam mais humidade, como a cozinha e a casa de banho. Deve também investir em sistemas de ventilação, como exaustores e ventiladores.
  • Garantir que a impermeabilização das paredes esteja em bom estado! Caso seja necessário, faça a impermeabilização das paredes com um profissional especializado.

3. Tratamento do salitre

É importante que tome medidas para remover o salitre o mais rápido possível. Consoante a gravidade, poderá apostar em diferentes soluções.

3.1. Produto caseiro

Pode aplicar uma mistura de água e vinagre branco com uma escova na área afetada e deixar agir por alguns minutos, e depois enxaguar com água limpa e secar bem a parede. Essa mistura pode ajudar a dissolver o salitre e retirá-lo da superfície da parede.

3.2. Produto específico de compra

Em lojas especializadas de materiais de construção, poderá encontrar alguns produtos específicos para remoção de salitre. Verifique as instruções de uso e utilize luvas e óculos de proteção enquanto trabalha com o produto.

3.3. Serviço especializado

Caso o problema seja mais grave, com uma grande quantidade de salitre nas paredes, pode ser necessário chamar um profissional especializado em restauração de paredes. Assim, irá avaliar a situação e aplicar soluções mais eficazes, como a aplicação de argamassa especial para impedir a entrada de humidade.

Por fim, relembramos que o salitre nas paredes pode ser um problema recorrente em casas com infiltrações ou falta de ventilação. Por isso, mesmo depois de tratar, deve procurar implementar medidas preventivas para impedir um novo aparecimento na sua casa. Fique atento/a ao blog da Veigas para mais dicas como esta!