Muhammad Yunus é o pai do Micro Crédito. Ele acreditava que o crédito devia ser para todos…
Hoje trazemos-lhe uma história verdadeiramente inspiradora de quem defende que todas as pessoas, independentemente do seu estrato social, devem ter direito aos meios para garantir a sua subsistência.
- Infância e formação académica
Muhammad Yunus nasceu a 28 de junho de 1940, na cidade portuária de Chitagong, no Bangladesh. É o terceiro filho de uma família com 14 crianças.
Fez a sua formação em Economia no Bangladesh, mais tarde rumou aos Estados Unidos da América para se doutorar, através de uma bolsa de estudo, na mesma área.
Não esquecendo o seu país, Muhammad regressou, desta vez para lecionar na Universidade Pública mais antiga do Bangladesh: Daca.
- Uma ideia local com um impacto global
Em 1976, a dificuldade sentida por pessoas desfavorecidas em obter empréstimos na aldeia de Jobra, chamou à atenção do economista e inquietou a sua faceta defensora da igualdade de oportunidades.
Esta era uma situação recorrente, pequenos empréstimos eram recusados a quem não podia dar quaisquer garantias às entidades bancárias. Tal facto, colocava em causa a subsistência das pessoas mais desfavorecidas.
Os artesãos eram obrigados a pedir dinheiro emprestado, sob altas taxas de juro, para conseguirem adquirir a matéria prima de que necessitavam para produzir as suas peças.
Com taxas de juro elevadas, não se conseguia obter qualquer lucro e não havia forma de obter financiamento para os negócios.
Inconformado, Muhammad emprestou 27 dólares a um grupo de mulheres cesteiras para que pudessem comprar bambu e produzir os seus cestos.
Quando as mulheres devolveram o montante e revelaram que conseguiram fazer algum lucro com o negócio, surgiu a ideia… e assim nasceu o Micro Crédito.
- O Banco do Povo
Este foi o ponto de partida para o Banco Grameen (Banco do Povo) fundado por Muhammad Yunus que concede pequenos empréstimos, sem exigir garantias ou contratos.
Ajudando os mais desfavorecidos a viverem livres da pobreza. Yunus acredita que “o único lugar onde a pobreza deve existir é em museus.”
O Grameen Bank estabeleceu-se no ano de 1983 e é a primeira instituição financeira de micro crédito mundial.
Em 25 anos estabeleceu-se como a mais importante rede de instituições semelhantes em 100 países, desempenhando um papel fulcral na melhoria das condições de vida de milhares de pessoas.
- A atribuição do Prémio Nobel da Paz
Em 2006, foi-lhe atribuído o Prémio Nobel da Paz, devido ao seu esforço em desenvolver económica e socialmente projetos de micro crédito.
Esta história demonstra que o poder social bancário deve andar de mãos dadas com o poder económico das instituições.
Mudar o mundo é um enorme desafio, mas um projeto local pode ter um impacto global.
Se tem uma ideia, não a guarde na gaveta, faça-a acontecer.
E se pudermos, estamos disponíveis para o ajudar a abraçar projetos empreendedores!
Contacte-nos e venha descobrir como podemos ajudar a realizar sonhos no mercado imobiliário.
Nunca é tarde para arriscar!
Veigas – RELAÇÕES FORTES
www.veigas.eu | www.relacoesfortes.com