Mudar de casa, nunca é uma tarefa fácil… há passos que devem ser bem planeados. Caso contrário, esta fase poderá transformar-se num verdadeiro caos.
 
Esta logística requer alguma programação e organização.
 
Eis as tarefas que não deve esquecer:
 
– Fazer os contratos de água, luz e gás. Água, luz, gás são serviços básicos numa casa.
 
O primeiro serviço a ativar é a eletricidade porque, sem este, não pode proceder à instalação do gás e da água.
 
– Alterar a morada fiscal de todos os documentos oficiais. Todos os seus documentos oficiais (Cartão do Cidadão, Carta de Condução e Documento Único Automóvel) precisarão de ter registada esta alteração.
 
– Solicitar a reexpedição de correspondência postal. É fundamental que toda a sua correspondência postal seja devidamente encaminhada para a sua nova casa para que não deixe de receber o correio a tempo e horas.
 
– Transferir as telecomunicações para a nova morada. O pacote TV e Internet será um dos serviços de que precisará na sua nova casa, e como tal, poderá optar entre transferir o que já tem.
 
– Atualizar as informações do seguro automóvel. Quando mudar de casa, e se tiver uma viatura própria, avise a sua seguradora sobre esta alteração, que pode ou não (dependendo da seguradora) implicar custos para si.
 
– Pedir a isenção de IMI. Se pretender e for elegível pode solicitar a isenção de IMI.
 
Note que este pedido só poderá ser feito depois de já ter alterada a sua morada no Portal das Finanças e terá de o fazer num prazo máximo de 60 dias após a escritura.  
 
– Transferir os seus dados para o Centro de Saúde da nova área de Residência. Para poder passar a utilizar a Unidade de Saúde da sua nova área de residência, há que deslocar-se à mesma para pedir a transferência.
 
– Notificar o Banco. Deverá avisar o seu banco e quaisquer outras instituições financeiras com as quais tem uma relação, deslocando-se a um balcão dos mesmos e levando consigo um comprovativo da nova morada.
 
– Comunicar a alteração de morada no emprego. Ao mudar de casa deve igualmente avisar os departamentos de Recursos Humanos e/ou Financeiro do seu local de trabalho, sobre esta alteração, para que todas as suas informações fiquem atualizadas.
 
Estas são as principais etapas que deve considerar quando estiver a mudar de casa.
 
Um processo que pode ser simples, se for bem planeado e organizado.
 
Se precisar de ajuda, não hesite e contacte a Agência Veigas mais perto de si!
 
Teremos todo o gosto em poder ajudar em todos as etapas que a venda ou compra de uma casa envolvem.

Veigas – Relações Fortes
www.veigas.eu | www.relacoesfortes.com