Sempre planeou comprar uma casa? É o sonho de muitas pessoas, mas juntar o capital para investir na compra é um processo que pode demorar toda uma vida. Por isso, pode recorrer a um crédito habitação.

O que é um crédito habitação?

Trata-se de um empréstimo feito por um banco com o propósito de ser aplicado na compra de um imóvel. Mas esse empréstimo vem com as suas próprias condições que deve conhecer antes de avançar com o pedido do crédito.

É importante referir que os bancos apenas financiam um máximo de 90% do valor da escritura de aquisição, podendo financiar menos. Por isso, aconselhamos que tenha uma entrada que equivale entre 10% a 20% do valor total da casa. E não se esqueça que terá alguns custos burocráticos no processo de compra e venda que terá de suportar.

Quais as condições/condicionantes para pedir?

1. Viabilidade

Antes mesmo de procurar uma casa, deve pedir a viabilidade, isto é a sua capacidade de compra e avaliação de risco por parte do banco. É importante lembrar-se a todo o momento que qualquer crédito é um jogo de riscos.

Os bancos querem certificar-se que os seus possíveis devedores vão conseguir pagar as dívidas. Por isso, se quer pedir um crédito, deve conseguir demonstrar que consegue suportar as prestações estabelecidas pelo banco. Contrair uma dívida deve ser sempre uma escolha muito bem ponderada, especialmente no que toca ao crédito habitação. Até porque, provavelmente, será a maior dívida da sua vida.

De forma a pedir a viabilidade e, eventualmente, o crédito, terá de apresentar certos documentos, como por exemplo documentos identificadores, recibos de vencimento e uma declaração de vínculo contratual, entre outros. Mas atenção que os documentos não são tudo. Todos os casos são diferentes, e as condicionantes da sua vida podem ser tidos em conta para a decisão do banco em conceder o crédito.

2. Taxa de esforço

A taxa de esforço representa a quantia de dinheiro disponível de um agregado familiar . Tem em conta o rendimento mensal e as despesas que já acarreta, incluindo outros eventuais créditos que já tenha em seu nome.

Quanto mais baixa for a sua taxa de esforço, mais dinheiro disponível tem ao final do mês para poder investir. Da mesma forma, é importante ter em conta a sua futura taxa de esforço com as prestações previstas para o seu empréstimo para que possa calcular quanto deve auferir ao final de cada mês. Ter estabilidade laboral e financeira é um fator determinante nesta avaliação.

3. Fiador

Para reduzir o seu risco perante o banco, pode também apresentar fiadores. Convém, nesse caso, que o seu fiador tenha uma taxa de esforço baixa e demonstre responsabilidade financeira, da mesma forma que é requerido ao devedor. Da mesma forma, o banco é mais provável de aprovar o seu crédito se fizer o pedido com uma outra pessoa. Isto porque os rendimentos de duas pessoas podem representar um risco menor do que de uma pessoa só.

4. Seguro de vida e Multirriscos

Os bancos hoje em dia também exigem que tenha um seguro de vida e multirriscos, isto porque os bancos querem uma segurança de que a sua dívida ficará paga, na eventualidade de lhe acontecer algo. Normalmente, os bancos disponibilizam os seus próprios seguros, mas pode sempre optar por procurar um seguro com uma empresa que lhe seja mais vantajoso.

Aconselhamos que avalie as propostas de crédito habitação de vários bancos. Mesmo que tenha um crédito aprovado, ele só é vinculativo uma vez que tenha assinado o contrato. Sabemos que este é um processo que cria muita inquietação e dúvida, e é por isso que, na Veigas Portugal, pode contar com a ajuda do nosso serviço AllCredit para fazer a escolha mais acertada para si!