De acordo com notícias saídas recentemente, e apoiadas em dados que constam no Portuguese Housing Market Survey (PHMS)* de novembro…

Parece que o preço das casas vai continuar a subir em média cerca de 6% ao ano durante os próximos 5 anos.

O mercado imobiliário nacional está mesmo animado e esta tendência é confirmada pelo Barómetro Imobiliário da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária (APEMIP) de novembro – os preços dos imóveis vão continuar a subir em 2018.

Ora, isto são excelentes notícias para quem está a pensar investir no imobiliário.

Sim, é verdade que estão a comprar um produto que está mais caro do que num passado recente (só no terceiro trimestre de 2017, as casas aumentaram de preço cerca de 10,4%, comparativamente ao período homólogo de 2016)…

Mas, na prática, significa que o seu investimento vai valorizar-se a um ritmo bem interessante nos próximos anos.

E quem é que não quer que os seus investimentos aumentem de valor ao longo do tempo? E esta tendência deve manter-se, pelo menos, nos próximos 5 anos!

Mas porquê esta subida?

Esta subida dos preços dos imóveis deve-se principalmente às próprias regras do mercado – uma escassez de oferta face a uma procura crescente.

De acordo com Simon Rubinsohn, economista sénior do RICS, as expetativas do setor são animadas, também pelo contexto económico que se vive em Portugal:

“(…) 2017 terá sido mesmo o ano com o maior crescimento de última década. As perspectivas para 2018 são igualmente positivas e o crescimento do emprego, associado à baixa inflação, deve continuar a fornecer uma base sólida para o consumo e a garantir que o cenário para o desenvolvimento do mercado residencial se mantém favorável no futuro”.

E o que é que significa para quem está a vender?

Isto significa que, neste momento, estará a vender a sua casa a um valor mais alto do que num passado recente, o que também são boas notícias.

E significa, também que poderá aproveitar para reinvestir o valor de venda de novo no mercado imobiliário e aproveitar esta subida prevista nos próximos anos.

O imobiliário revela-se mais uma vez como uma forma segura de investir o seu dinheiro e valorizá-lo ao longo do tempo.

Vender só por vender, poderá não ser a melhor ideia…

Conta-se que um dia, um senhor, dono de uma enorme quinta, pediu que lhe redigissem um anúncio para o jornal, pois tinha decidido vender a sua quinta.

Procurava, acima de tudo, fazer um bom negócio. E este foi o texto criado para o referido anúncio:
“Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortado pelas cristalinas águas de um ribeiro. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda.”

Meses depois, o dono da quinta encontrou quem tinha redigido o seu anúncio e este último perguntou-lhe se a venda já se tinha concretizado, ao que o dono respondeu:

– “Nem pensar! Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!”

Se está a pensar a vender a sua casa para voltar a investir, então aproveite esta altura excelente.

Se está a vender só por vender, poderá não ser uma boa altura, dependendo da sua situação concreta.

Para conseguir aferir com segurança se esta é uma boa altura para comprar ou vender e quais as zonas e os tipos de imóveis que vão ter uma maior valorização nos próximos tempos, o melhor é falar com um profissional imobiliário.

Na Veigas, temos profissionais em todo o país preparados para o aconselhar e indicar as melhores oportunidades de mercado.

Não hesite em contactar-nos para saber mais, sem compromisso.

Veigas – Relações Fortes

* O Portuguese Housing Market Survey (PHMS) é um inquérito de confiança e expetativas do setor imobiliário realizado mensalmente pelo RICS e pela Confidencial Imobiliário (Ci).