O mercado imobiliário está em constante mudança e os motivos são vários. Destacam se as condições exigidas pelos bancos para o crédito à habitação, o tipo e as características das casas disponíveis para compra, e, ainda, as pessoas que procuram comprar casa. Chegou a altura dos Millennials, também conhecidos por Geração Y.

Os Millennials são a geração em que se inclui qualquer pessoa com idades compreendidas entre os 26 e os 41 anos em 2022. E o que procura esta geração?

A saída de casa: qual o panorama dos Millennials?

A idade média de saída de casa para os europeus ronda os 26 anos. Mas, em Portugal, esta média é ligeiramente mais alta, próxima dos 30 anos.

Por esta altura, expecta-se que as pessoas tenham já alguma estabilidade financeira. Mas o aumento das rendas e as alterações desfavoráveis nos empréstimos bancários são uma realidade. Que tipo de habitação estarão estas pessoas à procura? Deixamos-lhe alguns dos aspetos mais considerados pelos Millennials.

1. Co-living

Ansiosos por sair da casa dos pais, alguns Millennials ambicionam comprar casa própria, uma solução a longo prazo mais estável, mas nem sempre fácil. A capacidade financeira não lhes permite contrair um empréstimo bancário e as condições de aluguer exigem, muitas vezes, vários meses de caução e até fiadores.

A solução para o imediato é o aluguer partilhado ou co-living. Consiste no aluguer de uma casa em conjunto, seja por um grupo de amigos ou desconhecidos. Infelizmente, esta alternativa é vista de forma desfavorável por uma grande parte de proprietários.

2. Nómadas

Constatamos que as condições económicas em Portugal não são as mais vantajosas para os Millennials, pelo que muitos nem falam em comprar casa, nem sequer em ter filhos.

Muitos procuram viajar, conhecer o mundo e possivelmente trabalhar pontualmente aqui e ali. Procuram, também, um trabalho remoto que lhes permita trabalhar em qualquer sítio do mundo desde que haja uma ligação à internet.

Dado este lifestyle, existem condições específicas que podem ser mais desejáveis para esta geração quando procuram casa.

A procura de casa: quais as preferências dos Millennials?

Adeptos da constante mudança, conectividade e consumo rápido, os Millennials procuram:

  • Espaços pequenos que sejam fáceis de limpar e manter, com foco na funcionalidade;
  • Preferencialmente mobilados, para levarem o menos possível atrás;
  • Localizados em áreas metropolitanas com transporte público e muita acessibilidade a redes móveis.

Este é um dos grandes desafios do mercado imobiliário que é realmente importante refletir. Neste momento, mais de metade da população mundial pertence às gerações Y e Z, e a tendência é a idade de saída de casa dos pais continuar a aumentar.

Identificou-se com este artigo? Sente que agora tem a estabilidade financeira que precisa para comprar a sua primeira casa? Contacte os nossos profissionais na agência Veigas mais perto de si e juntos encontraremos a sua casa ideal!