Tetos e paredes brancas com manchas negras é uma realidade da sua casa? Saiba que é urgente tratar da humidade! Gera problemas de saúde, nomeadamente respiratórios, pelo que é essencial saber o que deve fazer para tratar do bolor que, quando não eliminado, espalha-se ainda mais. O importante é atacar logo que comece a detetar a sua existência.

Existem vários tipos de humidade, uma delas é a condensação, que advém da acumulação dos vapores de água. Com tendência a intensificar durante o Inverno, apresenta-se através de manchas de bolor. Caso detete ainda fissuras ou rachas, poderá ser infiltração da chuva, pelo que deve verificar o estado das telhas, de modo a substituir as que estiverem partidas.

Agora que os dias estão bem solarengos e quentes aproveite para fazer o tratamento que apresentamos já de seguida.

PASSO 1. Eliminar a humidade visível em casa!

Primeiro dia: Comece a manhã por lavar com água e lixívia as zonas com bolor até que desapareça, e de seguida, várias vezes apenas com água para terminar. Tenha atenção à inalação e ao contacto da lixívia com as mãos, pelo que deve utilizar máscara e luvas! Ah e não se esqueça de abrir as janelas para o espaço arejar e secar. Passamos agora para o segundo passo, mas que deixamos para o dia seguinte.

PASSO 2. Colocar um primário anti fungos!

Segundo dia: Comece por passar com um primário anti fungos nos tetos e nas paredes. Existem várias marcas disponíveis no mercado, pelo que se deve aconselhar no momento da compra. Como se diz, a pressa é inimiga da perfeição, por isso, deixe secar segundo o tempo indicado na embalagem que adquiriu.

PASSO 3. Pintar com tinta anti fungos e adeus à humidade em casa, para já!

Segundo/Terceiro dia (dependendo do tempo de secagem do primário): Pinte com tinta branca anti fungos para uma melhor proteção. Á semelhança do primário, aconselhe-se no momento da compra e respeite os tempos de secagem entre as demãos indicadas para que possa obter o melhor resultado.

E o tratamento da humidade terminou, por agora! Por agora, porque mesmo fazendo estes passos não invalida o reaparecimento da humidade nos próximos tempos. É necessário adotar medidas diárias para que a situação seja evitada.

Dicas para prevenir o reaparecimento da humidade por condensação:

  • Abrir as janelas para a circulação do ar na casa (mesmo que esteja frio);
  • Utilizar desumidificador na casa de banho;
  • Evitar secar a roupa dentro de casa.

E assim, conseguirá voltar a ver os tetos e as paredes da sua casa bem brancas livres de manchas. Não só dá um novo ar ao seu lar como lhe dá mais saúde!