Quando compramos uma casa, estamos a fazer um investimento que, muitas vezes, requer a contração de créditos à habitação que devem ser pagos em 30 ou 40 anos. Tal pode levar os compradores a pensarem que esta tem de ser a sua casa para o resto da sua vida. Mas sabia que pode vender a sua casa com hipoteca, ou seja, um crédito à habitação sobre a mesma? Encontre aqui a informação que precisa sobre como proceder nestes casos.

Para começar

Deve começar por reler as condições do seu contrato com o banco para perceber que possíveis taxas poderão estar implicadas com este processo. Caso decida avançar, terá de comunicar ao banco a sua intenção de vender e depois colocar a sua casa à venda. Quando tiver um comprador, terá de comunicar ao banco o dia, a hora e o local da escritura com, pelo menos, duas semanas de antecedência.

Cancelamento do crédito

A maior parte das pessoas que passa pelo processo de vender um imóvel com um crédito ainda associado procura a opção de cancelar o crédito. Mas apenas é possível com o pagamento do restante valor em dívida e das taxas de cancelamento inicialmente estabelecidas no contrato do crédito. Neste sentido, esses valores devem ser pagos, no momento da escritura, com o dinheiro da venda do seu imóvel caso a venda seja feita com valor superior à dívida restante. A extinção da sua dívida resulta na emissão de um documento chamado um Distrate de Hipoteca.

Caso a venda seja feita por valor inferior ao restante da sua dívida, o banco tratará de cancelar o crédito para celebrar um empréstimo pessoal consigo. Saiba que, neste caso, terá de pagar os custos de cancelamento e os custos de celebração do novo contrato.

Próximos passos

Caso a sua intenção seja apenas a venda do imóvel, deverá cancelar o seu registo de hipoteca na Conservatória do Registo Predial com o Distrate de Hipoteca. No entanto, caso a sua intenção seja comprar uma nova casa, requerendo a contração de um novo crédito à habitação, o registo do cancelamento da hipoteca deve ser realizado pelo notário, advogado ou solicitador que tenha realizado a nova escritura no momento de venda.

Outras opções para vender casa com hipoteca

1. Sub-rogação hipotecária

Caso não seja uma opção fazer o cancelamento do crédito, pode tentar fazer uma sub-rogação hipotecária, um processo na qual a sua dívida associada ao crédito passa para o comprador.

Para isto, é necessário que o proprietário e o comprador se dirijam ao banco. Visto que o contrato passará a estar em nome de outra pessoa, o banco terá de fazer um estudo de risco sobre o comprador e emitir um parecer sobre a viabilidade e as alterações das condições contratuais na passagem de um outorgante para outro. Este processo também tem custos envolvidos que devem ser confirmados com o seu banco.

2. Hipoteca ponte

A última opção que apresentamos, caso queria comprar outra casa, é de procurar contrair uma hipoteca conjunta. Esta é também conhecida como “hipoteca ponte”, onde o seu crédito à habitação e alterado para englobar ambas as casas. Isto permite alguns benefícios a nível das taxas, no entanto tem outras obrigações contratuais que deverão ser consideradas. Deverá falar com o seu banco para obter mais informações sobre esta opção.

Quer vender a sua casa? Quer comprar outra? Encontre aqui as respostas para as suas dúvidas! Conte sempre com o apoio dos profissionais Veigas que estão ao seu dispor para tratar destes assuntos e muito mais. Descubra a agência Veigas mais perto de si.

Se precisar de pedir crédito à habitação, mas escolha está difícil face à grande oferta no mercado bancário, conte com o nosso serviço AllCredit para encontrar a solução ideal para si!