O início do inverno é marcado por celebrações e momentos em família. Mas, depois do ano novo, temos ainda pela frente a época mais fria do inverno e é necessário pensar em formas para manter a nossa casa quente. Assim, partilhamos consigo 5 dicas sobre como manter a casa quente sem aumentar o consumo energético, considerando os princípios da sustentabilidade. Fique ainda com mais algumas dicas para uma casa mais aconchegante.

Aparelhos a escolher

Quem tem aquecedores em casa sabe o quão convenientes e rápidos são a aquecer o espaço. O problema é que, normalmente, gastam muita energia. Se estiver a pensar em investir num aquecedor, procure uma solução eficiente. Os aparelhos de ar condicionado costumam ser os mais eficientes, e tem o bónus de que podem ser usados no verão para arrefecer a sua casa.

Mas há outro aparelho da sua casa que pode usar para sua vantagem: o forno. Aproveite o inverno para fazer comida no forno. Enquanto prepara uma refeição deliciosa para si e para a sua família, também aquece a sua casa.

Isolamento para manter a casa quente

Um espaço fechado é um espaço que aquece com mais facilidade, por isso mantenha as portas fechadas. Mesmo assim, se o espaço não estiver bem isolado o calor gerado não vai durar muito.

Algumas opções de isolamento a longo prazo que requerem um maior investimento são, por exemplo, instalar janelas com vidros duplos ou colocar chão flutuante com isolamento. Algumas soluções mais económicas são colocar fitas de calafetagem nas portas e janelas e procurar isolar as caixas de estores.

Decoração ao seu gosto

Há quem veja a decoração como um preenchimento desnecessário de uma casa pela falta de utilidade nela. Mas o inverno vem mostrar que a decoração pode ter uma função. Pinturas, tapetes, carpetes, almofadas, cortinas e mantas são alguns dos exemplos de objetos que retêm calor e podem ajudar em manter a sua casa quente.

Da Natureza para a sua casa

Se estiver por casa e apanhar um dia sem nuvens, aproveite o sol para aquecer a sua casa. Abra as persianas ou estores e deixe o sol bater nos tecidos da sua casa para ajudar a aquecer o espaço. Mas atenção, assim que o sol se começar a pôr deve fechar logo os estores para garantir que o frio que se começa a sentir lá fora se mantenha lá fora.

Roupa para si e para uma casa quente

Deixe mantas pela sua casa em sítios estratégicos. Antes de pensar em ligar um aparelho ou outro, procure agasalhar-se com a manta ou com outras roupas quentes que tenha. Pense também em comprar roupa de cama polar e talvez uma camisola para andar por casa. Há um motivo pelo qual os ingleses apelidam esta altura de “sweater weather”.

Na Veigas Portugal, acreditamos que podemos aprender com os nossos colaboradores e clientes. Tem dicas para manter a sua casa quente no inverno? Partilhe connosco as suas dicas para que possamos, em conjunto, encontrar soluções para criarmos uma sociedade cada vez mais sustentável.